Avançar para o conteúdo principal

Maus hábitos alimentares dos avós influenciam negativamente a saúde dos netos




Dia Mundial dos Avós celebra-se a 26 de Julho 

É do conhecimento geral que a grande maioria dos avós "estraga" os netos com mimos. Guloseimas, chocolates, pastilhas… quase tudo é permitido. E, sendo Portugal um dos países nos quais os avós passam mais tempo com os netos durante o dia e após a escola, quando não há um cuidado de manutenção dos hábitos saudáveis incutidos pelos pais, esta relação diária entre os pequenos e os "segundos pais" pode trazer alguns riscos para a saúde dos mais novos.

 

Um estudo sueco, publicado na revista Journal of Human Genetics, vai ainda mais longe e acaba de revelar que os maus hábitos alimentares dos idosos durante a sua adolescência têm uma influência muito grande na saúde dos seus netos. O dado mais surpreendente deste estudo revela que os netos de homens que tiveram uma alimentação "farta" durante a juventude apresentam quatro vezes mais hipóteses de vir a morrer de diabetes.

 

"Este estudo vem reforçar algo que já tinha sido constatado: os maus hábitos alimentares na infância podem ser um fator potenciador do aparecimento da Diabetes ao longo da vida. Hoje em dia, fala-se muito da promoção de um estilo de vida saudável mas, até há poucos anos atrás, não havia tanta sensibilização para a prática de exercício físico e para a redução do consumo de açúcar, fatores que hoje sabemos prevenirem o aparecimento de doenças como a diabetes. Por não estarem tão sensibilizados e considerarem que "se saíram bem", a população mais velha atual acaba por transmitir os seus hábitos menos saudáveis para os netos. Quantas vezes ouvimos os avós a insistir para as crianças comerem mais, e a comentar que estão muito magrinhas? Isto acontece porque, para os mais velhos, as crianças gordinhas são as mais "rijas", e porque consideram que as restrições alimentares impostas pelos pais às crianças são exageradas. A realidade é que, apesar da esperança média de vida ter aumentado, cerca de 20% da população portuguesa com Diabetes tem idade superior a 65 anos, o que demonstra que os hábitos alimentares ao longo da vida não foram os mais adequados" revela a Dr.ª Isabel Manita, Endocrinologista do Hospital Garcia da Horta.


As conclusões deste estudo vêm também fortalecer a sondagem divulgada pela Marktest este ano -  "O que sabem os portugueses sobre a diabetes" -  , na qual apenas 6,4% dos inquiridos afirmou ter conhecimento da importância do controlo do peso, e apenas 1,6% dos 800 inquiridos admitiu que ter um estilo de vida saudável era uma forma de prevenção da doença.

Sobre a MEDINFAR DIABETES
A missão da MEDINFAR DIABETES visa relativamente à Diabetes tipo 2, informar, esclarecer, facilitar o acesso a informação de qualidade, educar no sentido de promover comportamentos mais saudáveis, reduzir o peso da doença na vida das famílias e ajudar a prevenir algumas complicações decorrentes da doença.


Mensagens populares deste blogue

Livro de pintar da páscoa

  Para fazer o download do livro de colorir da Páscoa, e personalizar o nome da criança, clique aqui .

ONGLINEX® contra a queda de cabelo

Clique aqui e conheça o método queda de cabelo nunca mais O Inverno está aí! Embora a origem de afecções como a queda de cabelo possa ser motivada por diversas causas, esta é uma época do ano em que este problema ocorre com maior incidência, afectando tanto homens como mulheres das mais diversas idades.  A prevenção e tratamento são, naturalmente, a aposta de quem sente o desconforto deste problema e podem ser feitas ao longo de todo o ano. Para dar resposta a este problema, a MEDINFAR Consumer Health desenvolveu onglinex®, um medicamento não sujeito a receita médica utilizado em dermatologia nas afecções dos cabelos e unhas – alopécias (falta de cabelo), em particular seborreicas, e distrofia das unhas (unhas fracas e quebradiças). onglinex® apresenta como substâncias activas uma associação do aminoácido Cistina com Vitamina B6, que promove o tratamento das afecções das unhas e cabelo. A Cistina, constituinte essencial do cabelo, dos pelos, das unhas e da pele p

Perca peso com saúde - Dieta do Alho

Ingredientes: 350 gramas de alho picado ou esmagado 1 copo de cachaça 1 frasco de vidro com tampa Modo de Preparo: Misture o alho com a cachaça e coloque na geladeira/frigorífico, durante 10 dias. No 11º dia, retire o vidro da geladeira, coe com um peneira bem fininha ou um pano e leve à geladeira /frigorífico por mais 2 dias. No 14º dia, comece a tomar as gotas diariamente, durante as 3 principais refeições diárias. Dia 1 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 1 gota. Almoço: 2 gotas. Jantar: 3 gotas Dia 2 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 4 gotas Almoço: 5 gotas. Jantar: 6 gotas Dia 3 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 7 gotas Almoço: 8 gotas. Jantar: 9 gotas Dia 4 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 10 gotas Almoço: 11 gotas. Jantar: 12 gotas Dia 5 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 13 gotas Almoço: 14 gotas. Jantar: 15 gotas Dia 6 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 16 gotas Almoço: 17 gotas. Jantar: 18 gotas Dia